Terça-feira, 14 de Agosto de 2018

Local

Publicada em 18/07/18 às 10:39h - 21 visualizações
Agrestina encerra com sucesso, participação na 19° Fenearte

ALTERNATIVA FM


 (Foto: ALTERNATIVA FM)

O município de Agrestina, agreste de Pernambuco, pelo 6° ano consecutivo, esteve presente na 19° edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que aconteceu de 04 a 15 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco.


Numa importante vitrine, que contou com expositores de 22 países, de todos os estados brasileiros, e recebeu mais de 320 mil visitantes durante todo o evento, o estande do município de Agrestina, localizado na rua 13 (setor das prefeituras), n° 331, apresentou mais uma vez suas potencialidades culturais, gastronômicas e artísticas. Com grande procura, o doce tipicamente agrestinense com sabor de saudade, Alfenim, emocionou a quem passava pelo estande, com as figurinhas de açúcar que as fizeram relembrar os tempos de infância. O Alfenim de Agrestina é uma tradição centenária, cuja precursora de 91 anos de idade, Dona Menininha, está concorrendo ao título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.


Quem passava pelo estande de Agrestina também se encantava com a cremosidade da cocadinha de doce de leite, do artesanato em madeira do artesão Eliaquim Antônio, que teve sua peça “O descanso do cangaceiro” selecionada para participar do renomado Salão de Arte Popular da Fenearte, Ana Holanda, das criativas obras de arte em ferro de Valmir Reginaldo, dos quadros assinados por Alex Menezes, das peças da artesã Lucinha, e outros trabalhos manuais produzidos como atividade recreativa no Centro de Convivência do Idoso (CCI).


O som inconfundível e genuinamente nordestino dos chocalhos, que renderam à Agrestina o título de Capital Nacional do Chocalho, por sua grande produção na Vila de Santa Tereza, foi sucesso garantido na Fenearte. O encanto do chocalho, expressão fiel da cultura nordestina, desde as peças maiores até as miniaturas, conquistaram adultos e crianças que passavam pelo estande, a exemplo do artesão Emerson Silva, de Petrolina –PE, que adquiriu diversas peças para agregar valor às suas miniaturas de caprinos e bovinos.


Todo o estoque de chocalhos, Alfenins e doce de leite foi comercializado. Além disso, muitos contatos foram feitos para possíveis encomendas de peças dos artesãos, Valmir Reginaldo e Eliaquim Antônio. Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo, Agrestina alcançou com êxito o seu papel de fomentar o artesanato do município e divulgar a potencialidade local.





Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

No Ar


Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




(81)9 9707 5005

Horóscopo



Parceiros

Copyright (c) 2018 - ALTERNATIVA FM - Todos os direitos reservados