Terça-feira, 14 de Agosto de 2018

Local

Publicada em 11/07/18 às 09:08h - 17 visualizações
O alfenim de Agrestina é representado no 13º Concurso do Registro do Patrimônio Vivo

ALTERNATIVA FM


 (Foto: ALTERNATIVA FM)

Nesta segunda-feira, 9, foram iniciadas as audiências do Concurso do Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco. Já em sua 13ª edição, o programa do RPV-PE diploma os candidatos aprovados e concede a outorga do título de “Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco”. O concurso tem por finalidade a preservação dos saberes, técnicas, processos de produção, e a proteção dos mestres detentores desses saberes. Neste ano, pela primeira vez, o concurso conta com a categoria de gastronomia. 

 

A candidata que representa Agrestina, na categoria de gastronomia, é a Dona Menininha do Alfenim. A anciã, agora com 91 anos, faz o alfenim desde a infância. Dona Menininha do Alfenim salvaguardou um dos patrimônios gastronômicos do Estado. O fazer alfenim sempre a acompanhou durante toda sua vida e de sua família. Apesar das limitações impostas pelo peso dos anos, mesmo com a reduzida e falha memória, Dona Menininha não esquece do “fazer o ponto do doce” e ainda molda as esculturas de açúcar como nos tempos de criança. A guloseima ainda é vendida nas feiras livres de Caruaru e de Agrestina graças a produção oriunda da família de Dona Menininha, mais precisamente dos filhos.

 

As audiências foram realizadas na Assembleia Legislativa de Pernambuco que teve início às 9h. No primeiro dia de audiências foi defendida a candidatura de Dona Menininha.   





Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

No Ar


Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




(81)9 9707 5005

Horóscopo



Parceiros

Copyright (c) 2018 - ALTERNATIVA FM - Todos os direitos reservados